6 dicas para a compra do primeiro imóvel

Com o Dia dos Namorados chegando, muitos casais começam a fazer novos planos para a vida a dois, já que a casa própria é um sonho para muitas pessoas e se torna ainda mais latente nos apaixonados. Pensando nisso, hoje separamos 6 dicas para a compra do primeiro imóvel, que vão ajudar você a tomar uma decisão mais segura.

 

1. Reflita sobre o momento da compra 

Ao comprar um imóvel, muitas variáveis entram na conta. Isso se dá porque não é uma decisão baseada apenas nos recursos que você tem no momento, mas em uma pesquisa sobre as suas necessidades, o momento da sua vida, emprego, localização e planejamentos futuros. 
 

2. Faça um planejamento financeiro e defina um orçamento

Para aproveitar melhor o sonho da casa própria, é importante que ele caiba no seu bolso. Por isso, o investimento na compra do seu primeiro imóvel precisa ser calculado de acordo com a sua renda, seguindo pontos como:

  • Reserva de dinheiro na poupança
  • Renda líquida mensal do casal
  • Fontes de renda (fixas e extras)
  • Despesas fixas mensais
  • Reserva de emergência

Fazendo este levantamento, você entenderá de maneira mais realista o que pode investir, sem que acumule dívidas ou dê um passo maior que as pernas. 
 

 

3. Escolha o tipo de imóvel 

Se você já tem uma base do valor a ser investido, é hora de saber o tipo de imóvel: novo ou usado. Dessa maneira, saiba que existem opções vantajosas nos dois tipos e a escolha vai depender, principalmente, da sua urgência na mudança. 

Se você precisa se mudar com rapidez, os imóveis usados já estão prontos para te receber, sendo fácil encontrar um que se adeque ao seu gosto. Mas se você está se planejando para uma mudança futura e pode esperar um tempo, os imóveis na planta são boas opções, já que oferecem condomínios com melhor infraestrutura, plantas mais modernas e mais segurança. 


4. Pesquise muito e analise os detalhes

Com a escolha do tipo de imóvel, fica mais fácil analisar os detalhes relacionados à localização, estrutura do imóvel (no caso de um imóvel usado, o acabamento, instalações elétricas e hidráulicas, etc.) e segurança. 

Dessa forma, conheça a região, entenda as opções de serviços disponíveis no bairro e atente-se se o estilo de vida combina com o que você procura. Então, para te ajudar melhor nessa questão, preparamos um conteúdo especial com 5 perguntas que você deve fazer antes de escolher um bairro para morar. 

Lembre-se, também, de analisar a documentação do imóvel e, de preferência, contar com uma empresa especializada. Conheça documentos como: matrícula do imóvel, certidões, IPTU e condomínio. Veja se está tudo em dia e sem débitos. 
 


 

5. Considere as suas necessidades

Às vezes, o melhor imóvel disponível não é a melhor opção para você. Por isso, na hora de escolher o seu primeiro imóvel, as suas necessidades precisam ser levadas em conta. 

Isso significa que você vai analisar o momento que está vivendo, em relação a emprego, estabilidade financeira, estudos, filhos, deslocamento. Leve em consideração que comprar um imóvel é uma decisão que te acompanhará por alguns anos, às vezes a vida inteira, e os seus sonhos e estilo de vida precisam caber nele. 

Entenda o seu momento e o momento do casal, dialogando sobre as perspectivas e condições de cada um para esse momento. 
 

6. Reserve dinheiro

Passando por todas as etapas, é comum que você se empolgue para este momento tão importante. Mas existe um erro que muitos cometem ao unirem apelo emocional com a compra do primeiro imóvel à empolgação: não ter reservas. 

Portanto, lembre-se que a compra de um imóvel envolve gastos imprevistos, que podem incluir decoração, mudança, compra de móveis e até documentações. Por isso, é muito importante que você conheça toda a documentação necessária para a compra do imóvel, principalmente as taxas que precisam ser pagas para o fechamento do contrato e retirada de chaves, como ITBI, escritura pública, registro do imóvel e etc. 

Pronto, agora que você já conhece as 6 dicas para a compra do primeiro imóvel, saiba que a nossa equipe está pronta para te ajudar a dar o próximo passo. Então entre no nosso site, você encontra imóveis em todas as regiões do DF e pode agendar uma visita com o nosso time especializado. 

Até a próxima!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa